sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Interpretação Textual

Os botequins de Diadema

Dráuzio Varela

O povo diz que a cachaça faz do covarde homem valente. Uma pesquisa encomendada pela prefeitura de Diadema, cidade com 350 mil habitantes na grande São Paulo, apenas confirmou o dito popular.
Em 2000, Diadema iniciou um mapeamento da criminalidade no município, que, no ano anterior, havia liderado com folga o ranking de violência no Estado: 103 homicídios em cada 100 mil habitantes.
O estudo mostrou que 60% dos assassinatos e 45% das queixas de agressão contra mulheres ocorriam entre 23h e 6h. E que a maioria dos crimes acontecia em bairros com concentração alta de bares e botequins. Os dados levaram os representantes do poder público a criar uma lei municipal a fim de limitar o horário de venda de bebidas alcoólicas: bar nenhum poderia comercializá-las depois das 23 h.
Seis meses antes da implementação da lei, aprovada por 83% da população em pesquisa de opinião pública, funcionários municipais visitaram a maioria dos estabelecimentos que serviam bebidas alcoólicas para discutir as medidas que seriam adotadas e as penalidades em caso de desobediência. Numa segunda visita, realizada três meses mais tarde, os proprietários assinaram um documento no qual declaravam estar cientes das restrições e das conseqüências legais da contravenção.
A nova lei, implementada em julho de 2002, foi amplamente divulgada à comunidade e aos donos de bares e seus freqüentadores. A campanha de informação incluiu reuniões com líderes comunitários, distribuição de folhetos explicativos, matérias em jornais e anúncios em programas de rádio.
Sabendo que de leis bem-intencionadas o inferno anda cheio, que muitas delas não “pegam” e ainda fornecem subsídios para a corrupção, Diadema pôs em prática um programa de fiscalização rigoroso: diariamente a Defesa Social seleciona uma unidade, composta por pessoas escolhidas em vários locais da cidade, para atuar em conjunto com a Guarda Civil Municipal nas fiscalizações e na aplicação de penalidades aos contraventores.
Com a finalidade de evitar vazamento de informações, a área a ser inspecionada é mantida em segredo até que a unidade de fiscalização esteja reunida para o início das atividades, que ocorre às 23h. Para complementar, um disque-denúncia foi posto à disposição dos cidadãos, e são realizadas reuniões periódicas com donos de bares, líderes comunitários e membros da Guarda Municipal para discutir problemas relacionados com o cumprimento da lei.
As penalidades para os infratores não são de ordem criminal, mas de ordem administrativa. A cada reincidência, elas se tornam mais rigorosas: advertência na primeira violação, multa na segunda, multa e suspensão temporária da licença na terceira, revogação da licença na quarta.
As estatísticas demonstram que os atendimentos em serviços de emergência médica, os homicídios e as queixas de violência contra mulheres diminuíram progressivamente. A comparação do número de assassinatos ocorridos antes e depois de julho de 2002 mostrou que, em 24 meses, deixaram de acontecer 273 mortes na cidade, ou seja, 11 por mês. As agressões contra mulheres diminuíram um pouco menos: nove casos a menos em cada mês. Diadema saiu da lista das cidades mais violentas do Estado.
Não foram publicados resultados sobre os efeitos indiretos da regulamentação das vendas de álcool na redução do número de atropelamentos e mortes no trânsito.
Pesquisas de opinião recentes revelam que 98% dos residentes conhecem a lei e que 93% estão de acordo com ela. Surpreendentemente, os próprios donos de bares se declaram satisfeitos com a mudança, que lhes trouxe mais tranqüilidade no trabalho. (...)
O abuso do álcool está definitivamente ligado à violência urbana, como demonstram inúmeros estudos e a experiência de todos nós. Não há dúvida de que o consumo de drogas ilícitas também: os usuários dependentes roubam para poder comprá-las e os traficantes corrompem as autoridades e se matam para garantir acesso à clientela cativa. Mas maconha, cocaína, ecstasy ou heroína não costumam disparar acessos de fúria assassina em seus consumidores, ao contrário do álcool, que o faz por mera ação farmacológica nos centros cerebrais de indivíduos suscetíveis. Ladrões experientes se recusam a sair para assaltar ao lado de comparsas que fumaram maconha ou crack. No entanto, tomar uma ou duas doses de conhaque para “criar coragem” é prática comum entre eles.
É evidente que as medidas adotadas em Diadema talvez não possam ser aplicadas em cidades maiores e mais complexas sem que haja modificações radicais, mas elas demonstram, pela primeira vez entre nós, que reduzir os níveis de violência urbana associada ao álcool não é necessariamente privilégio de países ricos. O binômio álcool-violência não precisa ser aceito de forma passiva pela sociedade.
O exemplo de Diadema é único, simples fruto da vontade política de seus dirigentes e do apoio da população. Como diz o médico Ronaldo Laranjeira, “não exigiria muita imaginação entender que as experiências de Diadema trazem esperança e orientação a outras comunidades no Brasil interessadas em prevenir atos de violência”.

Folha de São Paulo, 19 de março de 2005, Editoria Ilustrada, p.E-9

O texto argumentativo defende uma idéia central, uma tese. Assinale a alternativa que apresenta a TESE defendida pelo autor:

a) A integração de fato entre o poder público e comunidade é capaz de promover mudanças significativas.
b) A ação farmacológica do álcool no cérebro de alguns indivíduos provoca comportamentos violentos.
c) A cidade de Diadema, com essa iniciativa, perdeu o status de a mais violenta do estado de São Paulo.
d) A redução do consumo de álcool abaixou não só o número de homicídios como também a violência contra a mulher.

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Biografia-A Arte de Eternizar


Operários: destaque da fase social de Tarsila do Amaral, a tela mostra os vários rostos dos trabalhadores da recém-inaugurada indústria brasileira.
Fonte: revistaescola.abril.com.br




Conceito

A biografia é uma mistura entre jornalismo, literatura e história, em que se relata e registra a história da vida de uma pessoa, enfatizando os principais fatos. É um gênero de narrativa não-ficcional (baseia-se na realidade). Os fatos podem ser contados em ordem cronológica - isto é, do nascimento à morte, ou por temas (amores, derrotas, traumas etc). A personalidade que tem a sua vida descrita numa biografia é conhecida como biografada.
Uma biografia não pode ser escrita pelo próprio biografado. Quando isso acontece, trata-se de autobiografia.
A autobiografia é a biografia escrita pelo próprio biografado (pessoa de quem a biografia fala). Geralmente resulta de quando o autor procede ao levantamento de sua própria existência.
O gênero da autobiografia inclui manifestações literárias semelhantes entre si, como confissões, memórias e cartas, que revelam sentimentos íntimos e a experiência do autor.




Assim, podemos afirmar que na biografia:




*os acontecimentos devem estar ordenados em sequência temporal, ou seja, do mais antigo para o mais recente;

*o trabalho prévio de seleção das informações que podem ser consideradas relevantes para o leitor é fundamental;

*os julgamentos de valor e expressões adjetivas que indiquem a opinião do autor a respeito das informações que apresenta devem ser evitados;

*o biografado tem exposto o seu nome, data e local de nascimento, moradia, naturalidade, filiação, profissão, período mais importante em sua vida pessoal e profissional e premiações (quando é possível ter em mãos esses dados);

*o texto é redigido em 3 pessoa, sendo que o biógrafo levanta os dados através de pesquisas sobre documentos, cartas, testemunhas e do próprio biografado.



Fonte:www.redepitagoras2.com.br














Como saber o significado de palavras?

As palavras possuem um significado original, cada palavra tem um sentido e conhecê-lo não aumenta só o vocabulário daquele que aprende, mas abre janelas para o crescimento do decorrer da aprendizagem. Conhecer o significado de uma palavra pode ser um desafio, nós devemos recorrer com frequência a um bom dicionário. Temos a opção dos dicionários comuns, daqueles de ‘A’ a ‘Z’ que podem ser até carregados no bolso, como os mais específicos que nos orientam desde a origem da palavra, como a correção de gramática, concordâncias verbais, acentuação, entre várias opções.
Mas, além de um dicionário, a leitura, a interpretação e a atenção em cada texto e meio de comunicação mostram-nos que cada palavra possui um significado específico, de acordo com o contexto e a situação que a envolve.

Fonte:
http://www.blogers.com.br/como-saber-o-significado-de-palavras/ – 10/6/2011 – adaptado.




PESQUISA ESCOLAR





O ALUNO PESQUISADOR DEVE:



*Originar-se do questionamento.
*Não utilizar somente a cópia.
*Gerar opiniões relativas ao que se pesquisa.
*Formular conclusões básicas comprovadas.
*Ter a capacidade de desenvolver propostas.
*Elaborar uma análise própria individual e/ou coletiva.
*Criar um paralelo entre vários referenciais bibliográficos.
*Construir uma análise que se envolva além da superfície habitual

• Ter autonomia.
• Aprender a estudar.
• Saber questionar o autor.
• Interpretar os argumentos centrais do texto.
• Desconstruir argumentações dos autores.
• Reconstruir o texto com suas próprias palavras.
• Refazer o texto com mãos próprias em prol da aprendizagem

HORIZONTES DA LEITURA E ESCRITA


O texto e suas linguagens

As palavras são instrumentos concretos de visualização, porque atribuem sentido quando são lidas.Por meio da linguagem, somos capazes de construir um modelo de mundo em que inserimos imagens mentais de tudo o que conhecemos.


A leitura como processo de interação



Compreender um texto...
exige habilidade, interação e trabalho

Compreender um texto...
é uma forma colaborativa que se dá na
interação entre autor-texto-leitor
ou falante-texto-ouvinte


Compreender um texto...
é inferir e produzir conhecimentos

2012-Bem vindo!!!


Sejam todos bem-vindos! Bons estudos!
Mais um ano começou!! Sejam muito bem-vindos, estudem e se divirtam!!
Que
bom tê-los aqui!! Estudem com alegria!!
Boas vindas meus queridos alunos!! Saudades!! Agora teremos mais um ano juntos para aprendermos tudo com alegria!!
Bem-vindos!!! Boas aulas e aproveitem mais um
divertido ano para aprender!
O conhecimento é a chave da vida! Contem conosco e que tenhamos
divertidas e abençoadas aulas!! Bem-vindos queridos alunos!