quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Biografia-A Arte de Eternizar


Operários: destaque da fase social de Tarsila do Amaral, a tela mostra os vários rostos dos trabalhadores da recém-inaugurada indústria brasileira.
Fonte: revistaescola.abril.com.br




Conceito

A biografia é uma mistura entre jornalismo, literatura e história, em que se relata e registra a história da vida de uma pessoa, enfatizando os principais fatos. É um gênero de narrativa não-ficcional (baseia-se na realidade). Os fatos podem ser contados em ordem cronológica - isto é, do nascimento à morte, ou por temas (amores, derrotas, traumas etc). A personalidade que tem a sua vida descrita numa biografia é conhecida como biografada.
Uma biografia não pode ser escrita pelo próprio biografado. Quando isso acontece, trata-se de autobiografia.
A autobiografia é a biografia escrita pelo próprio biografado (pessoa de quem a biografia fala). Geralmente resulta de quando o autor procede ao levantamento de sua própria existência.
O gênero da autobiografia inclui manifestações literárias semelhantes entre si, como confissões, memórias e cartas, que revelam sentimentos íntimos e a experiência do autor.




Assim, podemos afirmar que na biografia:




*os acontecimentos devem estar ordenados em sequência temporal, ou seja, do mais antigo para o mais recente;

*o trabalho prévio de seleção das informações que podem ser consideradas relevantes para o leitor é fundamental;

*os julgamentos de valor e expressões adjetivas que indiquem a opinião do autor a respeito das informações que apresenta devem ser evitados;

*o biografado tem exposto o seu nome, data e local de nascimento, moradia, naturalidade, filiação, profissão, período mais importante em sua vida pessoal e profissional e premiações (quando é possível ter em mãos esses dados);

*o texto é redigido em 3 pessoa, sendo que o biógrafo levanta os dados através de pesquisas sobre documentos, cartas, testemunhas e do próprio biografado.



Fonte:www.redepitagoras2.com.br














Nenhum comentário:

Postar um comentário