sábado, 1 de maio de 2010

QUINTAS SÉRIES A,B,C LER TODAS AS FÁBULAS ABAIXO E REESCREVE-LAS EM SEU CADERNO DE LÍNGUA PORTUGUESA

A Formiga e a Pomba
Uma Formiga foi à margem do rio para beber água e, sendo arrastada pela forte correnteza, estava prestes a se afogar. Uma Pomba que estava numa árvore sobre a água, arrancou uma folha e a deixou cair na correnteza perto dela. A Formiga subiu na folha e flutuou em segurança até a margem. Pouco tempo depois, um caçador de pássaros veio por baixo da árvore e se preparava para colocar varas com visgo perto da Pomba que repousava nos galhos alheia ao perigo. A Formiga, percebendo sua intenção, deu-lhe uma ferroada no pé. Ele repentinamente deixou cair sua armadilha e, isso deu chance para que a Pomba voasse para longe a salvo.Moral da HistóriaQuem é grato de coração sempre encontrará oportunidades para mostrar sua gratidão.

A Galinha e os Ovos de Ouro:Um camponês e sua esposa possuiam uma galinha que punha todo dia um ovo de ouro. Supondo que devia haver uma grande quantidade de ouro em seu interior, eles a mataram para que pudessem pegar tudo. Então, para surpresa deles, viram que a galinha em nada era diferente das outras galinhas. O casal de tolos, desse modo, desejando ficarem ricos de uma só vez, perderam o ganho diário que tinham assegurado. Moral da História: Quem tudo quer acaba ficando sem nada.

A Mulher e sua Galinha: Uma mulher possuía uma galinha que lhe dava um ovo todo dia. Ela pensava consigo mesma como poderia obter dois ovos por dia ao invés de apenas um. E finalmente, para atingir seu propósito, decidiu dar a galinha ração em dobro. A partir daquele dia a galinha tornou-se gorda e preguiçosa e nunca mais botou nenhum ovo.Moral da História: O Ganância humana é uma doença que cedo ou tarde acaba se voltando contra seu possuidor.

A Mula: Uma mula, folgadona devido à ausência de trabalho e por causa da grande quantidade de milho que recebia, galopava de um lado para o outro de um modo extravagante e arrogante. Vaidosa e muito confiante, dizia para si mesmo: - Meu pai com certeza era um valoroso e Belo Raça Pura. Eu sou sua própria imagem em velocidade, resistência, espírito e beleza. Pouco tempo depois, sendo levado a uma longa jornada como burro de carga, e sentindo-se muito cansado, exclamou em tom desconsolado: - Acho que cometi um erro. Meu pai, afinal de contas deve Ter sido apenas um simples Asno. Moral da História: Ao desejarmos ser o que não somos, estamos plantando em nós a semente da frustração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário