sexta-feira, 2 de abril de 2010

Jornal Mural-Passo a Passo

O jornal mural contribui como canal de comunicação estabelecido entre empresa e funcionário, alunos e escola,comunidade e escola,trazendo informações, muitas vezes, de maneira próxima à realidade do público interno da organização, usando diversos atrativos, como layouts criativos, coloridos e divertidos, e também uma linguagem informal capaz de despertar o interesse dos empregados por assuntos relacionados não só ao ambiente de trabalho, mas também ao lazer e ao divertimento em geral. Suas características são geralmente o enfoque sobre temas como negócios da empresa, recursos humanos, segurança, saúde, meio ambiente, responsabilidade social, lazer cultura, entre outros.
Para que seja bem elaborado e desperte o interesse do público o jornal mural conta com seis regras básicas: 1) Ter data regular; 2) Estar bem localizado; 3) Ser bem escrito; 4) Fácil de ler; 5) Ser bem diagramado e 6) Ser atraente
CARACTERÍSTICAS DO JORNAL MURAL
A utilização do JM é relevante e única. Ao contrário da mídia impressa, que pode ser levada para públicos externos, o Mural é uma comunicação dirigida essencialmente ao público interno, podendo, portanto, veicular dados reservados a este público.
Considerando em seu plano editorial, o JM pode ser descrito por suas próprias finalidades.
É um instrumento de comunicação rápida e imediata. As informações podem ser por ele veiculadas diariamente, merecendo o interesse e a curiosidade geral, tornando-o procurado por ser sempre fonte de novidades.
Mantém a comunicação programada da empresa, completando as mensagens de outros veículos, fixando-as de forma mais variada e simples.
Transmite as notícias quando acontecem, podendo acompanhar o que se passa na empresa.
É ideal para a divulgação do noticiário social como promoções, casamentos, nascimentos, aniversários, eliminando tais dados do jornal mensal, deixando espaço para informações mais importantes e contribuindo para melhorar a integração social dos empregados.
Dá nova dimensão aos classificados, porque o JM pode expô-los diariamente e até de forma padronizada, aumentando seu número e sua eficácia, que era pobre quando publicados apenas no jornal mensal.
Oferece cobertura muito mais ampla e variada à empresa pela apresentação de noticiário mais freqüente e mais extenso sobre suas atividades, seus produtos ou serviços e suas aplicações.
Pode-se converter num veículo didático, programando a disseminação de noticiário cultural, político, econômico, literário e de utilidade pública, despertando o interesse regular por tais temas.
Presta-se com excelência para a comemoração de datas cívicas, históricas ou de qualquer outro evento do calendário, podendo até se converter, em efemérides especiais, em um verdadeiro painel ou outdoor interno.
É instrumento incentivador do lazer, turismo, de divulgação de artes e espetáculos, eventos esportivos e similares.
Serve como apoio às campanhas internas que solicitam a participação dos empregados pelo incentivo e acompanhamento que pode dar a elas enquanto acontecem.
O QUE DIVULGAR
Os temas citados anteriormente significam uma pauta muito ampla de assuntos para o JM. Extremamente variada, usa pauta pode focalizar seus temas seguindo uma programação regular de acordo com os objetivos de comunicação da empresa e em perfeita coordenação com os demais veículos de comunicação interna.
O Mural pode focalizar, por exemplo, as manchetes do dia, noticiário da empresa, esportes, classificados, sociais, utilidade pública, economia, cultura e lazer, comemorações, curiosidades, eventos, mulher etc. Esses temas podem ser subdivididos e titulados de forma a provocar a curiosidade e o interesse do público leitor. A gama de assuntos é imensa e sua seleção dependerá da criatividade de quem faz o JM e do conhecimento do seu público e de suas expectativas.
COMO PRODUZIR O JORNAL MURAL
Em primeiro lugar, é preciso definir com exatidão qual será a finalidade do JM a ser adotado pela empresa para, em seguida, estabelecerem-se suas características. Definindo seu objetivo, parte-se para a delimitação de sua extensão. Isto é, a determinação do espaço necessário para se poder dar cobertura aos assuntos pautados. As dimensões do JM poderão ser muito variáveis, indo de 5 a 8 metros de largura por 1,30 cm de altura. Para facilidade de operação, aconselhaM-se painéis cobertos com cortiça, o que ajuda muito na montagem das matérias. O JM dever ser montado nas primeiras horas de expediente de modo a estar totalmente pronto até o horário de almoço ou em horário compatível com o momento de sua exposição ao público.
Onde colocar os Jornais Murais? Em locais de fácil acesso e de boa visibilidade e onde os empregados tenham espaço suficiente para lerem as notícias, sem perturbar a movimentação interna ou fazer aglomerações em locais não indicados. Corredores, refeitórios, áreas de lazer, podem ser locais adequados. Esse espaço deve atender à necessidade e à disponibilidade de cada empresa, sem se esquecer da comodidade a ser oferecida aos leitores.
Texto adaptado do site:www.portal-rp.com.br/bibliotecavirtual/relacoespublicas/comunicacaodirigida/0059.htm

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